A Carteira Nacional de Habilitação, popularmente abreviada para CNH, tem a principal função de reunir informações sobre o condutor (como a quantidade de infrações que ele já cometeu no trânsito, por exemplo).

Minha CNH vale como identidade?

No entanto, é normal que os cidadãos usem a CNH como documento de identidade e ela vale mesmo dessa forma, sendo equivalente a um RG.

Desse modo, as pessoas que não estão com seu RG em mãos podem apresentar a carteira de motorista ser nenhum problema. 

Inclusive, a Justiça determinou, em 2018, que os motoristas podem apresentar a sua CNH vencida quando precisarem se identificar.

Não será possível continuar dirigindo com ela, mas o documento poderá ser usado no lugar do RG mesmo que já tenha a validade expirada. 

Mesmo assim, RG precisa estar em dia

A possibilidade de apresentar a CNH como forma de identificação não exime todos os indivíduos de manter o seu RG em dia e regularizado. 

Por exemplo: se ele está muito ultrapassado ou se foi bloqueado por causa de um boletim de ocorrência, é indispensável que a segunda via seja providenciada. 

Detran RJ identidade

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran RJ) do Rio de Janeiro não apenas emite documentos relacionados a veículos e a condutores, mas também carteira de identidade. 

Sendo assim, o lugar funciona como um instituto de identificação e todo mundo que precisa de um RG pode fazer o seu agendamento. 

Se você está precisando de um novo documento de identidade:

  • Acesse aqui;
  • Preencha as informações pessoais;
  • Escolha o dia e a hora do atendimento

É fundamental prestar atenção os documentos que o Detran RJ exige para emitir a carteira de identidade. Normalmente, é pedido:

  • Foto 3×4;
  • Certidão de nascimento ou de casamento

A foto 3×4 em questão precisa ter sido tirada há, no máximo, um ano. Além disso, o cidadão não pode estar de roupa branca para que ele não se camufle com fundo.

Outras coisas proibidas na foto 3×4 são bonés e chapéus, óculos e também acessórios muito grandes, como brincos. 

O boletim de ocorrência faz parte dos documentos obrigatórios para tirar uma nova identidade apenas nos casos de roubo, furto e perda do RG anterior.

Será preciso que o cidadão primeiro registre o B.O (em uma delegacia física ou eletrônica) e que ele leve o seu original ao Detran RJ no dia do atendimento.

Cidadãos estrangeiros também podem tirar o documento, mas será exigida a certidão que estabelece que eles moram regularmente no país. 

Detran RJ Identidade – quanto custa?

A primeira via da identidade no Rio de Janeiro é emitida de graça. No entanto, a segunda via tem custo de R$ 38,58, exceto em casos especiais, como:

  • Cidadão que se declara pobre;
  • Roubo ou furto (com apresentação do boletim de ocorrência);
  • Idosos;
  • Erro de digitação no documento tirado há três meses ou menos

Em quanto tempo o RG é enviado?

No interior do Rio de Janeiro, o documento é entregue em até 10 dias úteis; para outras regiões, a entrega demora 5 dias úteis.